Diagnóstico IEP

O presente documento é o Diagnóstico dos Imóveis Especiais de Preservação (IEP) da cidade do Recife realizado no ano de 2018 (documento abaixo). A elaboração desse diagnóstico é uma das ações estratégicas do Plano de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife, que integra o sistema de planejamento territorial e urbano da cidade, contribuindo para firmar uma visão de cidade sustentável, inclusiva e de alta qualidade ambiental.

A proposta tem o intuito de celebrar os 40 anos do Plano de Preservação de Sítios Históricos do Recife (PPSH-Recife), que, em 1979, inaugurou a ação preservacionista da Prefeitura da Cidade do Recife. É imperativo aproveitar essa oportunidade para propor à cidade uma visão de futuro para seu patrimônio cultural.

O Plano de Preservação do Patrimônio Cultural tem como objetivo geral definir a Política Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife, através do estabelecimento de um conjunto de objetivos, metas e diretrizes que expressem o entendimento do governo local e dos agentes sociais e institucionais quanto à orientação do planejamento urbano.