Expo IEP 20 anos

A partir de 1994, o Departamento de Preservação dos Sítios Históricos (DPSH) da Prefeitura do Recife deu início a um estudo com o objetivo de ampliar a preservação de Edifícios Isolados significativos para a cidade, identificando um acervo de bens imóveis que fossem importantes para história, ocupação territorial, arquitetura e cultura do Recife. Assim, partindo do desejo de preservação desses registros materiais de períodos passados,foi criada em 1997 a Lei 16.284 que classificou, naquele primeiro momento, 154 edificações como Imóveis Especiais de Preservação (IEP).

O reconhecimento da importância da classificação desses 154 imóveis para a preservação da memória da cidade levou a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) – que sucedeu o antigo DPSH – a dar continuidade ao processo de preencher esse nosso “álbum de retratos”. A partir de 2012, mais 105 imóveis foram preservados, ampliando os registros em termos de tempo, espaço e estilo arquitetônico.

No ano de 2017 comemorou-se 20 anos da criação desse instrumento inovador e ainda pouco conhecido, o IEP, e como forma de celebrá-lo e difundi-lo, a DPPC elaborou a exposição fotográfica “Imóveis Especiais de Preservação | 20 anos”. A mostra conta com fotografias de alguns desses imóveis a partir do olhar de alunos do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da UNICAP e da fotógrafa da Prefeitura do Recife Aurelina Moura.